comercial@eletrocarv.com.br
Atendimento 24 horas
(11) 94930-8914
BANCO DE CAPACITORES PARA CABINE PRIMÁRIA

Entenda de forma mais ampla sobre a montagem, instalação, manutenção e dimensionamento de bancos capacitores!

A instalação de bancos capacitores é uma estratégia muito bem aceita e adotada por indústrias e outras empresas de maior porte com o intuito de corrigir o baixo fator de potência, visto que essa estratégia pode vir a ajudar o seu negócio a evitar multas provenientes da concessionária da sua região, diminuir o consumo de energia, diminuir o valor da sua fatura mensal, entre outras possibilidades.

O QUE É?

Este equipamento trata-se de uma sequência de condensadores que deve ser adicionada à instalação elétrica para que esteja apta a gerar a “carga capacitiva”.

Em termos práticos, este equipamento é responsável por fornecer a energia reativa, deste modo a sua empresa poderá fazer melhor uso da eletricidade comprada mensalmente, visto que ela seria utilizada para ajudar a sua organização, aumentando o fator de potência.

COMO CORRIGIR O BAIXO FATOR DE POTÊNCIA?

Isso ocorre quando as máquinas da indústria consomem muita energia em comparação com a sua efetividade. A instalação e montagem de banco de capacitores atua exatamente nesta área.

A energia ativa é quem faz o trabalho, a parcela que é bem aproveitada e faz o maquinário funcionar. Quando os motores, máquinas e equipamentos eletrônicos são acionados, ocupam uma parte da energia que você compra da concessionária para gerar um campo eletromagnético. Esta é chamada de reativa, não executa trabalho. Mas é útil ao acionamento dos motores.

Se o sistema elétrico da sua empresa consome muita reativa – aquela que não trabalha – significa que você está pagando por algo “inútil”. Se os seus equipamentos, motores e transformadores consomem reativa em excesso, é como se você estivesse pagando vários funcionários que não fazem nada além de ligar os disjuntores. Isso significa que você está pagando por uma coisa que não está sendo efetiva, então há de se fazer a conta sobre os gastos com a efetiva e com a reativa e avaliar o montante e o quanto a energia que “não trabalha” está afetando o seu negócio.

PREJUÍZOS COM BAIXA EFETIVIDADE

Até chegarmos nesta parte do texto, já deu para perceber que quanto menor a efetividade do consumo, maior será seu prejuízo, certo? Então veja agora os prejuízos que vão além de um valor mais alto nas contas no fim do mês.

Um fator menor que 0,92 é considerado baixo. E quando isso ocorre, é cobrada uma multa sobre a fatura do consumidor. Além disso, a tarifa mensal é elevada. Quer dizer que, além de desperdiçar, você ainda paga mais pelo que consome.

A penalização é aplicada na fatura mensal pelas distribuidoras em todo o Brasil. E é determinada por força de lei (Resolução 414/2010, da ANEEL). O objetivo é levar os consumidores a buscarem medidas de eficiência energética. Ou seja, evitar o desperdício.

Precisando de montagem, instalação ou manutenção dos bancos
de capacitores? Entre em contato com a Eletrocarv!

SOLICITE UM ORÇAMENTO

eletrocarv@eletrocarv.com.br
comercial@eletrocarv.com.br
financeiro@eletrocarv.com.br
Atendimento 24 horas (11) 94930-8914
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web